A Campanha

#todosjuntoscontracorrupcao

é um dos três pilares do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção (PNPPC).

Pretende suscitar uma reflexão qualificada e abrangente sobre o tema auxiliando no enfrentamento efetivo da Corrupção. A Campanha também divulgará o Chamamento Público que visa receber propostas de prevenção primária à Corrupção de todo o Brasil. A partir desse chamamento as propostas serão selecionadas e formarão o Banco de Propostas de prevenção primária à corrupção que estará acessível a todos na internet. Esse é o segundo Pilar. O terceiro pilar é a Rede Colaborativa que será composta por empresas, órgãos governamentais, ONGs e Universidades que se identifiquem com o tema e que queiram apoiar e contribuir na execução, na expansão, no fortalecimento das propostas de combate à corrupção.

A Campanha Nacional #todosjuntoscontracorrupcao tem como primeiro objetivo fomentar, nos mais diversos ambientes, reflexões sobre o tema da Corrupção de forma qualificada, técnica e propositiva. São convidados a se engajar as universidades e escolas, as empresas e todas as instituições ligadas ao mercado e o governo com toda sua estrutura, de todas as esferas e níveis. Em resumo, são bem-vindos todos os que entendem a gravidade do problema e estejam dispostos a tomarem atitudes efetivas de enfrentamento à corrupção. Para vencer esse grande mal que tanto nos atrapalha é necessária a determinação de brasileiros de todas as partes do país. Os cidadãos devem manifestar, por meio de suas escolhas e atitudes, os valores fundamentais éticos para a construção de uma sociedade mais honesta e íntegra. A Campanha, nesse sentido, quer dar protagonismo ao cidadão, primeiro fazendo-o refletir sobre a corrupção na cultura brasileira, nas faltas cometidas no dia-a-dia, (conhecidas como “microcorrupção”), e na importância de combatê-las com convicção, tendo a clareza que a mudança começa na atitude de cada um.

A Campanha também almeja fazer com que cada cidadão esteja atendo à vida em sociedade. Ser ativo no combate à corrupção, esperar uma conduta idônea de todos, identificar e denunciar atos de corrupção, buscando a justiça com todos os instrumentos disponíveis no Estado de Direito, são atitudes essenciais no exercício pleno da cidadania . Afinal, esperto mesmo é ser honesto! Essa ideia está expressa na Campanha em uma frase que deve estar na mente de todos:

“Não há nada mais transformador do que ser honesto onde predomina a corrupção”.

Refletir sobre o Tema da Corrupção é o primeiro passo para tomar uma firme decisão em combatê-la. É isso que a Campanha almeja produzir.

Temos alguns bons exemplos de países que avançaram no combate à corrupção. Essas experiências estrangeiras demostram que as campanhas educativas que promovem a reflexão sobre o tema são instrumentos eficazes de transformação da realidade. Elas levam cada vez mais pessoas a entender que o comprometimento de todos é essencial, e que é a contribuição de cada um no dia-a-dia que trará a vitória no combate à corrupção.

Dentre outros, um exemplo que inspirador é o de Hong Kong. Considerado um país de alto índice de práticas corruptas por décadas, resolveu mudar sua história. Em 1974 iniciou o seu programa de prevenção primária à corrupção com campanhas e ações educacionais voltadas ao tema. Hoje ocupa uma posição elevada na classificação feita pela Transparência Internacional, que utiliza o índice de percepção da corrupção. É considerado um caso de sucesso no combate à corrupção. Além desta experiência é possível notar casos semelhantes como os de Botswana, Eslováquia, Dinamarca, dentre outros.

A Campanha #todosjuntoscontracorrupcao faz parte do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção. O Programa deseja contribuir com a construção de uma sociedade formada por pessoas solidamente arraigadas em valores morais e menos suscetíveis a serem corrompidas.

leia mais...





Fale conosco
todosjuntos@cnmp.mp.br